A verdade das companhias de Seguros Low-Cost

A Companhia Low-Cost da AXA de seu nome Direct, têm uma campanha a decorrer que afirma poder praticar preços mais baixos, dado não ter intermediários, até aqui parece lógico, mas vejamos a verdade.

Só em 2014 gastou 14 milhões de euros a reposicionar a marca, passou de Seguro Direto a Direct, o estranho é que a carteira total é de 22,5 milhões euros, ou seja os custos com publicidade passam a metade da produção total. A titulo de exemplo um carteira de 22,5 custava a uma companhia tradicional em pagamentos de comissões, na melhor das hipóteses 2,5 milhões de euros (+/- 10%).

Este caso infelizmente é pratica de todas as Low-Cost, para venderem além de anunciarem preços ridículos (que são para meros exemplos) tem que estar sempre a fazer publicidade em todos os meios (TV, Net, ,,,). A pergunta a fazer é - Se vendem barato e gastam 5 vezes mais que as outras companhias como pagam sinistros e ainda conseguem ter lucro? A resposta parece obvia não tem lucro e quanto a sinistros..

É triste ter de dizer, mas estas companhias estão sempre associadas a Bancos ex. Logo/BES, Ok Teleseguro/CGD dito isto, quem paga os prejuízos são os Bancos e casos como o BES, eventualmente, o contribuinte.

Isto é tipicamente uma política de terra queimada, paga por outros!

Veja a noticia no jornal…

Escrito por: Luis Pereira
Comments